Dica do Dia – Seu imposto de Renda pode ser revertido para projetos sociais

Receita Federal permitiu a doação diretamente pelo Imposto de Renda para Projetos Sociais. O contribuinte poderá doar, diretamente na declaração recursos para fundos controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais. A novidade foi instituída pela Lei 13.797/2019.

A lista dos fundos que poderão receber o dinheiro do contribuinte aparecerão no próprio programa gerador da declaração, mas não é possível doar para uma entidade específica.

Por exemplo, ao preencher a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte poderá escolher o fundo do idoso ou do Estatuto da Criança e do Adolescente para o qual quer doar e a esfera de atuação – nacional, estadual ou municipal, mas não uma empresa certa.

Será necessário escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto devido e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”.

Em observação, o total de doação está limitada a 6% do imposto devido ou da restituição, com até 3% sendo usados para cada categoria. Caso queira, o contribuinte poderá doar mais, porém, o valor não poderá ser deduzido do imposto a pagar.Di

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *